JORGE NEY ESMERALDO
Jaques Delörs,
coordenador do grupo de notáveis educadores de âmbito mundial, que redigiu o
relatório EDUCAÇÃO, UM TESOURO A DESCOBRIR? Nos fala da sua
"fé inabalável no papel indispensável da educação, no
desenvolvimento contínuo das pessoas e das sociedades... Mas entre outros
caminhos e para além deles, como uma via que conduz ao desenvolvimento humano
mais harmonioso, mais autêntico, de modo a fazer recuar a pobreza, a exclusão
social, as incompreensões, as opressões e as guerras."
A educação, hoje,
diferentemente da era industrial, quando foi um fator de crescimento individual
e de ascensão social, cada vez mais está se tornando um fator de inclusão
social, isto, significa um número, consideravelmente, maior de matrículas no
ensino formal. Daí surge diversas indagações: como competir no novo mercado de
trabalho transformado pelas novas tecnologias e pelas novas formas de
organização da produção? O IFMG - Ouro Preto está pronto para responder a este
desafio com competência e qualidade? O ensino oferecido na nossa escola será
capaz de proporcionar aos alunos os requisitos necessários para se trabalhar e
viver numa sociedade moderna? Isto será fruto de um quadro de professores
motivados durante suas atividades pedagógicas? O que temos a ver com isso,
enquanto docentes do IFMG - Ouro Preto?
Um dos pontos do que se convencionou
chamar de paradigma do desenvolvimento humano reza: “A consciência de
que as pessoas, além de ter acesso a oportunidades, precisam ser preparadas
para fazer escolhas fundadas numa visão racional da vida e nos valores incorporados
ao longo de sua formação." (Grifo nosso). Faz-nos lembrar que o educador é o guia que conduz o aluno no seu
percurso de formação, pois o sonho do educador é ajudar pessoas a crescerem
descobrindo-se e descobrindo seu papel no mundo.
Segundo o italiano Ítalo Gastaldi, "valor é a
força capaz de tirar o homem de sua indiferença e provocar nele uma atitude de
avaliação, porque contribui de alguma forma para sua realização pessoal".
Feitas essas considerações, vejamos
como andam as nossas motivações para o trabalho. Trata-se da postura diante do
trabalho vista pelo ângulo da motivação. A seguir se têm as quatro combinações
possíveis:
Missionário - Tem motivações não materiais altas e motivações
materiais baixas.
Demissionário - Tem níveis de motivações tanto materiais como não
materiais bastante baixos.
Mercenário - Tem baixo nível de motivações não materiais e alto
nível de motivações materiais.
Profissional - Tem alto nível de motivações não materiais e também
um alto nível de motivações materiais.
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